Cerimônia Não Religiosa: Casamento Simples

Para uma cerimônia não religiosa, as opções são muito amplas, pois não há nada a ser incluído além do que é legalmente obrigatório.

A liberdade e flexibilidade de montar um roteiro de casamento e de personalizar ele é algo de fato muito emocionante.

Afinal, estamos tratando do início de uma nova vida para o casal, a realização de um sonho e um momento único na vida de ambos.

Pontos importantes na Cerimônia Não Religiosa: Prepare o papel e a caneta.

Então, vamos passar para você agora algumas sugestões e dicas de como você pode realizar sua cerimônia não religiosa com sucesso:

  • Comece com uma Introdução: Sua cerimônia de casamento deve começar com uma introdução breve e que anuncie aos convidados o que está acontecendo. Pode ser a leitura de uma poema ou discurso do anfitrião.
  • Leituras: Ao contrário de cerimônias religiosas, cerimônias seculares não requerem leituras. No entanto, nada impede que vocês, casal, incluam isso no roteiro.
  • Cerimônia de unidade: Uma cerimônia de unidade é uma das partes mais importantes de uma cerimônia de casamento não religiosa. Este momento marcante simboliza a união de seus caminhos, como casal e como uma nova família.
  • Votos de Casamento: Os votos de casamento é um momento em quem você se compromete e troca palavras de amor com seu noivo(a). Você pode ter a liberdade de criar algo ou até mesmo utilizar roteiros pré-escritos.
  • Declaração de Casamento: Esse momento da cerimônia é onde os noivos concordam de maneira legal em se casar. O oficial de cerimônia, geralmente um juiz ou um funcionário da prefeitura, fará a declaração oficialmente.
  • Declaração de Encerramento: Depois que todos os elementos do seu programa de casamento foram concluídos, você deve encerrar a cerimônia com uma declaração de encerramento. Pode ser um poema, uma citação e isso será tudo para conclusão da sua cerimônia de casamento não religiosa.

Você pode até mesmo acrescentar elementos adicionais, como músicas especiais para o casal, poesia, leituras, testemunhos, rituais simbólicos e palavras de benção.

As possibilidades como podemos ver são muitas, e mesmo não se tratando de uma cerimônia religiosa, tem tudo para que o momento do casal tenha uma essência única.

Independente da estrutura da cerimônia, ela deverá sempre refletir a personalidade do casal de noivos.

É importante lembrar que o casamento é o início de uma nova jornada para a família e cada detalhe deve ser criado com carinho e amor.